Runas
As runas são separadas em Tiers, Grupos e Tipos:
Tier
Tier é a força da Rune, ou seja, quanto maior mais poderosa é a rune.
Grupos
Grupos são as classificações das runas, ao todo existem 4 Grupos:
Mark (Vermelho) -> São as runas responsáveis pelo combate. Dano, Velocidade de ataque, chance de críticos e penetração de armadura.
Seal (Amarelo) -> São as runas responsáveis pela defesa e sobrevivência. Esta adicionada pontos para sua armadura, esquiva, magic resist, e pontos de vida.
Glyph (Azul) -> São as runas responsáveis pelas magic skills. Adicionando pontos de mana, ability power, magic penetration e diminuir cooldowns.
Quintessences (Pretas) -> São as maiores runas do jogo que dão um enorme boost nos status.
Tipos
Existem dois tipos de runas: Primárias e Secundárias, esses nomes correspondem a conexão entre o grupo e o seu bônus. Se uma runa dá bônus relacionado com o seu grupo então ela é primária. Se ele dá bônus relacionado com um dos outros grupos, então é secundária. Pode parecer estranho então vou dar um exemplo: Se uma runa do grupo Mark aumenta danos, é uma runa primária. Mas se ela aumenta pontos de vida (Stats do grupo Seal) ele é chamado de secundário. Runas primárias tem efeitos muito mais fortes do que as secundárias devido a sua nátureza. Runas Quintessence não se enquadram nessa regra.
Tipos de Runas
Marks
•Strenght - aumenta o dano de ataque por uma quantidade definida de pontos.
•Might - aumenta o dano do ataque, mas ao contrário do Strenght, o dano esta ligado ao level do champion.
•Desolation - reduz a armadura do seus inimigos, conseqüentemente aumentando o dano sobre eles. Muito mais útil contra armadura baixa (caster, assassinos) do que de alta (tanks).
•Malice - Aumenta suas chances de critical em uma % definida.
•Furor - Runa muito util para Damage Dealers, pois seus stats são definidos por itens no jogo. A runa aumenta em o seu critico em % de acordo com o seu atual critico, ou seja, quanto mais itens de critico você fizer, mais critico você terá.
•Alacrity - Aumenta a velocidade de ataque em uma % definida.
Seal's
•Fortitude - Aumenta muitos pontos de HP.
•Vitality - Aumenta os pontos de HP baseado no level do champion.
•Vigor - Aumenta pontos de regeneração.
•Regeneration - Aumenta pontos de regeneração baseado no level do champion.
•Resilience - Aumenta sua armadura, útil para champions de armadura inicial baixa.
•Defense - Aumenta sua armadura de acordo com o level do seu champion.
•Warding - Aumenta sua resistência mágica.
•Shielding - Aumenta sua resistência mágica de acordo com o level do seu champion.
•Evasion - % de chance de desviar de ataques fisicos.
Glyph's
•Intellect - Aumenta seus pontos de mana.
•Knowledge - Aumenta seus pontos de mana de acordo com o level do seu champion.
•Replenishment - Aumenta regeneração de mana. Se você pretende castar várias spells na early-game, é uma boa opção.
•Potency - Aumenta sua Ability Power.
•Force - Aumenta sua Ability Power por level do champion
•Focus - Diminui cooldown de habilidades dos champions.
•Celerity - Diminui cooldown de habilidades dos champions por level do champion.
•Insight - Concede Magic Penetration, ou seja, aumenta o dano das skills.
Quintessences
•Wisdom - Aumenta o ganho de experiência do seu champion em 2%. Junte 3 desses com a Utility Tree e você upará de level muito rapidamente.
•Revival - Diminui o tempo de respawn em 5%
•Avarice - Ganha 1 de ouro adicional a cada 3 segundos
•Swiftness - Aumenta sua Velocidade de Movimento(MS) em 1,5%.
Você deve ter em mente o que você quer para o seu Champion, você terá apenas 3 paginas do Runebook para customizar da forma que você quiser, podendo assim especializar runes para determinados tipos de champions ou determinado champion.
Quando eu digo "Aumenta algo de acordo com o level do champion" obviamente quer dizer que quanto mais seu champion upar, mais ele vai ganhar, diferente das outras descrições que dizem "Aumentam seus pontos de algo" o que significa que você receberá um valor fixo e não irá aumentar independente do level ou item do seu champion.
Arrisco a dizer que os efeitos que possuem valor fixo são melhores que os que possuem valor por level, isso pq upar demora um bucadinho e você normalmente só sentirá o efeito da runa a partir do LV 14.
Exemplos de Runebooks
Page 1 – Caster
9xGreater Mark of Malice (Primary)
9xGreater Seal of Evasion (Primary)
9xGreater Glyph of Focus (Primary)
3xGreater Quintessence of Focus
Bonuses:
Crit Chance +8.3%
Dodge Chance +6.7%
Cooldown Decrease 10.77%
Essa é uma runebook para Casters. Critical é sempre util tanto para dar last hit quanto para bater (Especialidade dos champions Ryze ou Kassadin). Junto com as minhas Masteries tenho ao total 19.77% de redução de cooldown.
Page 2 – Fighter
9xGreater Mark of Furor (Primary)
9xGreater Seal of Evasion (Primary)
9xGreater Glyph of Furor (Secondary)
3xGreater Quintessence of Furor
Bonuses:
Crit Damage +47%
Dodge Chance +6.7%
Essa página é dedicada a champions de DD(Damage Dealer). Como a maioria dos itens feitos para essa classe tem +%'Critico as runas de Furor aumentarão muito o dano. E por ultimo evasion.
Page 3 - Tank
9xGreater Mark of Malice (Primary)
9xGreater Seal of Evasion (Primary)
9xGreater Glyph of Focus (Primary)
3xGreater Quintessence of Evasion
Bonuses:
Crit Chance +8.3%
Dodge Chance +11%
Cooldowns Decrease 5.85%
Já essa página foi projetada para champions Tankers ou outros champions com maior atenção a si mesmo. As mais altas runas de Evasão para aumentar as chances de sobrevivência. Critical chance é para produzir ainda mais dano. Redução de cooldown em 15%(Junto com a masteries) é para uso mais freqüente de habilidades assim chamando atenção.
O exemplo de Runebooks não se aplica a todos os champions e também podem não ser o mais recomendado para as classes citadas, foi criado por alguém do modo que ele goste e prefere utilizar, você pode criar sua própria runebook baseado no que você acha essencial para o seu champion.
Eu só seu usar runas de Ultimate Healin e Sudden Death.
ResponderExcluirNão entendi quase nada, mas que bom que tenha voltado a ativa.
ResponderExcluirVoltou com tudo, Bro.
ResponderExcluirBOA, voltando na ativa !
ResponderExcluirEm wow, Glyphs ("runas responsáveis pelas magic skills") estão presentes em todas as classes, de Warrior até Mage, podendo adicionar até velocidade e coisas do tipo.
ResponderExcluirTem o esquema de colocar elas no bottle ?
ResponderExcluirSeguindo! Segue o meu também!
ResponderExcluirAh, runas são muito importantes... porém no início eu achava meio complicado. De qualquer jeito, ótimo post!
Opa, post novo :)
ResponderExcluirMuito explicativo, parabéns pelo post :D
Thank you for the advice, kind sir
ResponderExcluirmuito bom mas, se quiserem dicas tbm tenho algumas, é só assistir meu video no link:
ResponderExcluirHTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=MHDAOJ2WL90
ou acessarem meu blog:
turboNIKE.blogspot.com
e, por favor, comentem, pode ser agradecimentos, criticas, quarquer coisa, ok?
vlw gente.
muito bom, mas para aqueles que querem muitas dicas, tenham duvidas, ou qualquer coisa , acessem o link:
ResponderExcluirhttp://turbonike.blogspot.com/2012/01/melhor-jogo-rpg-do-mundo-para-aqueles.html
e, por favor, comentem.
vlw gente.